Educandos do CDI Comunidade Bom Jesus escolhem LIXO, como tema que gera dor/desconforto no dia a dia dos moradores. Durante os debates realizados no curso de informática e cidadania, os jovens relacionam o lixo na comunidade como um dos pontos mais críticos que o bairro possui.
Acostumado a tratar nas oficinas sobre o lixo eletrônico, o educador social do CDI, Lennon Cortes se surpreendeu com o posicionamento de uma das turmas ao relatarem que na realidade deles o lixo é sim um problema mas não é exatamente de lixo eletrônico.
Eles elencaram o tema e empulsionados pela metodologia do CDI que visa a transformação de realidades, realizaram uma visita a um dos locais onde o acúmulo de lixo é mais grave.
Eles elencaram o tema e empulsionados pela metodologia do CDI que visa a transformação de realidades, realizaram uma visita a um dos locais onde o acúmulo de lixo é mais grave.
Durante a visita no local, alguns moradores, indignados com o descaso do poder público, comentaram que promessas de uma solução para o problema são frequêntes, mas que acabam não se concretizando. Outros moradores relataram que já houve uma limpeza no local, mas algumas pessoas não colaboram e o cenário voltou a se repetir.
Giovanni Arisio, coordenador do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV/SASE) do CRAS Leste, uma unidade da FASC, instituição que desenvolve o projeto CDI comunidade na região leste de Porto Alegre, comenta:
" - Durante as aulas, os educandos já começaram a pensar em alternativas para ajudar a solucionar o problema, onde entre os itens pensados até agora seriam acionar o setor público responsável para fazer a limpeza do local e promover uma ação para concientizar a comunidade sobre a forma correta de destinar o lixo".
O grupo que escolheu o tema, além de fotos também produziu um vídeo que pode ser conferido no Youtube:
" - Essa atividade, orientada pelo educador e desenvolvida pelos educandos é o que chamamos de mergulho na comunidade", diz Cristiano Marchioretto - assistente pedagógico do escritório regional da ONG CDI.
Cristiano complementa:
" - Como nossa proposta de trabalho é fundamentada nos conceitos do renomado educador Paulo Freire, onde a ação e a reflexão crítica colocam o educando como um agente de transformação de sua própria realidade, utilizamos a tecnologia para desenvolver as habilidades planejadas no curso de informática. A tecnologia é um dos mais poderosos catalisadores de mudança social na atualidade. Mas, tecnologia, por si só, é apenas um instrumento. O verdadeiro desafio é tornar a tecnologia relevante e útil no contexto das populações socialmente excluídas."
Cristiano complementa:
" - Como nossa proposta de trabalho é fundamentada nos conceitos do renomado educador Paulo Freire, onde a ação e a reflexão crítica colocam o educando como um agente de transformação de sua própria realidade, utilizamos a tecnologia para desenvolver as habilidades planejadas no curso de informática. A tecnologia é um dos mais poderosos catalisadores de mudança social na atualidade. Mas, tecnologia, por si só, é apenas um instrumento. O verdadeiro desafio é tornar a tecnologia relevante e útil no contexto das populações socialmente excluídas."